Criatividade adobe

Publicado a Maio 11th, 2013 | por Ricardo Salgado

7

Alternativas gratuitas ao software da Adobe

A Adobe lidera o mercado profissional de programas criativos com ‘softwares’ como Photoshop, Indesign, Illustrator, Premiere, Dreamweaver e o After Effects. Infelizmente estes programas são muito caros e se partires para a pirataria (como sacar torrents?) podes ter o azar do software deixar de funcionar quando mais precisas… Para além de ser ilegal. Uma boa solução é arranjar software gratuito alternativo que te permita uma experiencia similar.

 

Melhor alternativa ao Photoshop: GIMP

gimp

Nenhum programa substitui melhor o Photoshop como o GIMP. O GIMP conta com uma enorme lista de ‘updates‘ onde podes adaptar o software às tuas necessidades. Podes também instalar este pequeno módulo que clona o Photoshop e nem darás pela diferença.

Alternativa à nossa alternativa: Pixlr (webapp). Lê o nosso artigo sobre a Pixlr.

 

Melhor alternativa ao InDesign: Scribus

Scribus

O InDesign conquistou o lugar de software standard para publicação de revistas e jornais. Mas recentemente têm surgido algumas alternativas, dentro das melhores descobrimos o Scribus. Este software gratuito e ‘open source’ tem as mesmas funcionalidades que o InDesign.

Alternativa à nossa alternativa: Serif PagePlus Starter Edition (Windows).

 

Melhor alternativa ao Illustrator: Inkscape

Inkscape

O Illustrator trabalha imagens vetoriais (ideal para impressões) que poucos programas conseguem replicar. Do pequeno leque de programas que trabalha este tipo de imagens existe o Inkscape que tem quase todas as funcionalidades do Illustrator.

Alternativas à nossa alternativa: OpenOffice Draw (Windows, Mac, e Linux), DrawPlus (Windows), XaraExtreme(Linux), or Torapp (Chrome).

 

Melhor alternativa ao Premiere: VideoLAN Movie Creator

vlccreator

Como realizador de cinema (?) posso garantir que não existe uma alternativa fidedigna que substitua o Premiere. Dito isto, se precisas de editar alguns vídeos e não tens dinheiro para o Premiere o VideoLAN Movie Creator é uma boa alternativa. Com este programa consegues montar vídeos e adicionar som ao teu filme. Infelizmente não se aproxima do Premiere.

(Editado) Alguns de vocês mencionaram o Lightworks NLE. É uma excelente solução superior ao VideoLAN Movie Creator e ao nível do Premiere. Infelizmente a versão gratuita não vem com algumas opções fundamentais de exportação. A versão paga é muito profissional mas custa 40€ por ano, aproximadamente o mesmo que uma anualidade do Premiere.

Alternativas à nossa alternativa: Avidemux (Windows, Mac, Linux), Kdenlive (Linux), PiTiVi (Linux), Magistro (web), ZS4 Video Editor (Windows, Mac, Linux).

 

Melhor alternativa ao Dreamweaver: KompoZer

kompoZer

O KompoZer aproxima-se bastante do Dreamweaver e talvês até seja mais intuitivo. Com o ZompoZer (assim como acontece com o Dreamwever) não precisas de saber/aprender HTML ou CSS para fazer um site básico. Podes ainda melhorar esta ferramenta com os seus aditivos.

Alternativas à nossa alternativa: SeaMonkey (Mac), Aptana Studio 3 (Windows, Mac, Linux), BlueGriffon (Windows, Mac, Linux), or Amaya (Windows, Mac, Linux).

 

Melhor alternativa ao After Effects: Blender or Wax

blender

O After Effects é um software carissimo para criar efeitos especiais. Existem poucas alternativas gratuitas, dentro delas uma das melhores é o Wax para o Windows. Este programa consegue trabalhar efeitos especiais, composição de vídeo e tem uma grande seleção de ‘plugins’. Outra alternativa multiplataforma é o Blender. Embora seja criado para modelos 3D consegue lidar com composição de vídeo e efeitos especiais.

Alternativas à nossa alternativa: Jahshaka (Windows, Mac, Linux)

 

Melhor alternativa a outras ferramentas da Adobe

O Flash é a ferramenta mais difícil de substituir já que todo o sistema da Adobe funciona à base deste ‘software’. Dito isto, existem ‘softwares’ para as diferentes finalidades do Flash.

Animações 2D (SWF): Synfig Studio.

Programação ActionScript: Flash Develop.

Jogos Flash: Stencyl (esta ferramenta é absolutamente fantastica. Muito intuitiva e diria que superior ao Flash para criar jogos).

Acrobat: Formulate Pro ou Foxit Reader.

Tags: , , , , , ,


Sobre o Autor



  • SOUL_OF_ROOT

    Jack Ripoff escreveu:

    E o Flash também não funciona bem. Ele tem sérios problemas de desempenho e de segurança.

    Bom, concluindo: o Flash também seria uma opção desrespeitosa contra a liberdade do público. Desculpe por despedaçar sua ilusão.

    PS: Sim, eu sei que é possível usar uma alternativa livre como o
    swfdec, mas daí nós voltamos à questão de desrespeitar patentes e da
    falta de documentação… ”

    referência: http://br-linux.org/wparchive/2009/posse-de-obama-na-web-sera-via-silverlight.php

  • Acabei de descobrir uma alternativa gratuita para o Adobe After Effects!
    Natron: http://natron.fr/

    “Natron 2.0 é um software de composição livre e de código aberto (assim como o Blender) disponível para MacOS X, Windows e Linux.”
    Dizem que a plataforma é muito semelhante ao Nuke.

  • Ana Amélia de Melo Maciel

    O artigo ajudou muito!
    Gostaria de saber também se há uma versão em software livre de Editor de áudio multitrilha para substituir o Adobe Audition?

  • Qual é melhor (mais fácil) de utilizar o Scribus ou o Free Desktop Publishing?

  • Eduardo Bueno

    Esse artigo me ajudou muito, valeu! No Linux eu usava o Master PDF Editor como alternativa ao Acrobat, e também tem para Windows e Mac.

  • Pingback: mais1dia | Truques, Dicas & Tecnologias()

  • Pingback: mais1dia | Truques, Dicas & Tecnologias()

Voltar ao Topo ↑