Criatividade no image

Publicado a Julho 9th, 2013 | por Ricardo Salgado

0

A maioria dos leitores que clicam no presente artigo não vão terminar de lê-lo. Porquê? (aumenta a tua produtividade)

Arranjo uma imagem para este artigo mais logo… Todos nós procrastinamos. A internet permite-nos produzir mais do que nunca, mas toda esta produtividade tem um preço: distração sem fim. O seguinte vídeo ilustra o tipo de efeitos a longo prazo que este ritmo frenético nos pode causar.



 

A maior parte de vocês não vai terminar de ler este artigo e provavelmente vais te esquecer disto em minutos. Porquê? Estamos a perder a capacidade de nos concentrarmos numa determinada tarefa por longos períodos de tempo. Mas nem tudo está perdido (que cliché). Podemos sempre criar e melhorar uma rotina produtiva. Já pensaste que nós preferimos beber chocolate quente em copos cor de laranja? Que comemos menos em pratos pequenos? E que um simples sorriso pode reduzir o nosso stress? Não é apenas com força de vontade e autocontrole que podemos criar essa rotina. Existem pequenos truques que podemos fazer para enganar os nossos cérebros e aumentar a nossa produtividade. Os nossos cérebros são muito fáceis de enganar.

Pequenas tarefas

Muitos de nós usamos listas de tarefas para realizar os nossos projetos. Um bom truque é dividir uma tarefa em várias pequenas tarefas menos substanciais. Estas pequenas tarefas vão nos motivar a começar a trabalhar num projeto que de outra forma parece que nunca temos tempo suficiente.

Temperatura

Este ponto é óbvio, mas muitas vezes é menosprezado. Deves sempre regular a temperatura no teu local de trabalho, seja com um aquecedor no inverno ou ventoinhas no verão (eu sei que vivemos no século XXI e o ar condicionado já foi inventado). Deves manter a temperatura de forma a estares confortável com apenas uma camisola. A iluminação e temperatura de cor também desempenham um papel importante na produtividade. Uma boa forma de melhorar a temperatura de cor do nosso computador é o f.lux, já escrevemos um artigo sobre este pequeno programa. Uma má iluminação pode causar fadiga ocular e ter um efeito negativo na tua produtividade.

Trabalha num café

Se estás preso num dia pouco produtivo, sair do escritório (ou de casa) e levar o trabalho para um café barulhento pode enganar o teu cérebro para trabalhar um pouco mais. Todos nós somos diferentes e este truque pode não resultar com todos.

Faz uma pequena sesta

Uma pequena sesta pode refrescar o nosso cérebro. Muitos estudos mostram que o melhor momento para uma sesta é entre as 13h e as 15h da tarde, mas, para obteres maiores benefícios, a sesta só deve durar entre 15 a 20 minutos.

Ouve música desconhecida

Não existem estudos conclusivos se ouvir música aumenta a nossa produtividade mas sabemos que a música pode aumentar o nosso humor através da liberação de dopamina. Ouvir a nossa música favorita para nos motivar no meio de um dia de de trabalho monótono parece senso comum, mas é possível que ouvir música estranha melhore a nossa concentração.

Ver imagens de animais fofos

Ok, este ponto é estranho. Mas olhar para animais bebés pode melhorar a nossa concentração e produtividade. Um estudo realizado pela Universidade de Hiroshima, no Japão, conclui que  depois de alguns participantes olharem para os animais “fofos” aumentaram o desempenho por 44% em tarefas de concentração.

Conseguiste ler o artigo todo? Lê outros artigos sobre produtividade. Não te esqueças de gostar de nós no Facebook.

Tags: , , ,


Sobre o Autor



Comentários fechados.

Voltar ao Topo ↑