Produtividade Projetos-simples-m1d

Publicado a Março 4th, 2014 | por Ricardo Salgado

0

Conhece os melhores Gestores de Projetos

Quando existem itens na tua lista de tarefas que têm de ser completos por outras pessoas, a tua lista transforma-se num projeto. Projeto é definido como empreendimento colaborativo e precisas de uma ferramenta adequada para o gerir. Existem muitos Gestores de Projetos, grande parte deles muito complicados e pouco intuitivos, onde perdes mais tempo a gerir o Gestor de Projetos do que o teu próprio projeto.

Nós experimentamos os Gestores de Projetos mais populares para fazer esta lista com os nossos 3 preferidos (sem ordem particular):

Asana

m1d asana

O Asana é a ferramenta ideal para quem quer gerir múltiplos projetos; Estrutura os teus objetivos individuais e marcos numa simples lista de tarefas – podes ordená-las por data ou por quando precisam de ser feitas. É também possível criar dependências – uma tarefa não pode ser concluída até que suas sub-tarefas estejam acabadas. Podes ainda adicionar notas, links, etiquetas e comentários a cada tarefa, e se trabalhas com outras pessoas podes ver as alterações que fizeram.

Com aplicação disponível para iOS e Android, Asana é gratuito para a maioria das pessoas – precisas de pagar se tiveres 15 ou mais colaboradores a trabalhar no mesmo projeto. Empresas como o Dropbox e o Pinterest usam o Asana para organizar os seus projetos.

 

Trello

m1d-trello

Gostas de usar post-its para organizar as tuas tarefas? Então o Trello é o Gestor de Projetos indicado para ti ; O Trello é rápido, flexível e até divertido de usar – em poucos minutos vais conseguir organizar todos os componentes dos teus projetos em colunas e cartas que são fáceis de arrastar pelo ecrã (drag and drop). Podes ainda adicionar descrições, comentar, e atribuir tarefas a pessoas da tua equipa.

Também disponível para iOS e Android, Trello é gratuito, embora tenha um plano pago que oferece maiores anexos e algumas atualizações visuais como emoji, etiquetas e fundos personalizados. Trello é usado por equipas do The New York Times,  The Verge Tumblr.

 

Azendoo

m1d-azendoo

Experimentei várias ferramentas antes de escrever este artigo mas procurava algo diferente para os meus projetos pessoais – uma aplicação um pouco mais simples para poder criar projetos colaborativos com utilizadores menos experienciados. Rapidamente descobri que o Azendoo era a ferramenta que procurava. O Azendoo é um Gestor de Projetos avançado que pode ser usado para projetos individuais e trabalhos em equipa. Além disso, posso ligar o Azendoo a vários serviços, como o Evernote, Google Drive, Dropbox e Box. Posso ainda fazer upload de arquivos diretamente para os meus projetos, atribuir tarefas a outras pessoas, verificar o estado dos projetos, fazer comentários sobre as tarefas individuais e ter uma visão geral de como o projeto está a correr. Tudo isto num interface simples e prático de usar.

Azendoo é uma aplicação web (o que é uma webapp?) mas também posso levar os meus projetos no bolso graças às aplicações para iOS e Android. Azendoo é gratuito e, embora existam planos pagos, a versão free é suficiente para mim já que vem com 10 GB de armazenamento. Azendoo é a ferramenta de eleição para empresas como o Evernote (ironicamente) , Cisco, Toyota , Nike, e MIT.

 

Menção honrosa

O Microsoft OneNote, Evernote e OmniFocus também merecem uma menção. São ferramentas muito populares para este tipo de propósito mas – talvez pela minha falta de paciência ao explorar a fundo estas aplicações – não merecem o mesmo destaque que as anteriores. Isto porque o Microsoft OneNote é caro e requer uma instalação; o OmniFocus também requer uma instalação, para além de ser exclusivo para utilizadores Apple; e o Evernote é só usado como Gestor de Projetos por utilizadores com plano pago;

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Comentários fechados.

Voltar ao Topo ↑