Google capagooglehist

Publicado a Dezembro 21st, 2013 | por Ricardo Salgado

0

Vê um mapa da tua vida com o Google Location History (e aprende a desligar)

Rápido! Onde estavas na passada quarta-feira às 18:25?

Não sabes? Se calhar o Google sabe. Também deve saber onde estavas na terça-feira. E provavelmente sabe a tua localização desde que tens um smartphone Android ou instalaste uma app da Google no iPhone. O melhor de tudo? O Google deixa-te ver esta informação e reviver os teus últimos anos, um dia de cada vez: através do Google LocationHistory.

Usei a expressão “o melhor de tudo?” em vez de “o mais assustador?” porque a dada altura deste consentimento para o Google guardar informação sobre a tua localização. Mas se isto te assusta podes limpar o histórico de localizações:

hist-google

No entanto, nós sabemos que grande percentagem dos leitores do mais1dia são serial killers e apenas apagar o histórico não é o suficiente. Dito isto, se não queres que o Google continue a recolher dados sobre a tua localização, que embora privada com uma intimação ou uma carta suficientemente legal não seria a primeira vez que o Google abriria mão dessa informação, podes desligar este serviço:

No Android

Nas “Definições do Sistema” em “Localização” desativa a recolha de acesso à tua localização por parte da Google.

No iOS

Nas “Definições” em “privacidade” seleciona “Serviços de Localização” e desativa todos os Serviços de Localização, ou desativa os serviços de localização para aplicações específicas, incluindo Google e Google Maps. Também tens que selecionar os “Serviços de Sistema” e desativar a recolha de dados para anúncios baseados na localização, desliga também o armazenamento de “Locais Frequentes” e o serviço “Popular Perto de Mim”.

google_maps_ios

Atenção, se fazes parte dos 5% dos nossos leitores que não são assassinos em série e se não és paranóico com a privacidade, deixa que o Google continue a recolher a tua informação. Os serviços de localização são realmente muito úteis, ajudam muitas aplicações a surpreenderem-nos com locais por perto que devemos visitar, avisos de meteorologia, ajuste de hora automático quando viajamos, conversão de moedas entre muitas outras funcionalidades. Para além do facto de podermos reviver o nosso passado, as nossas viagens e até aquela noite que bebeste demais e não imaginas por onde andaste.

Tags: , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Comentários fechados.

Voltar ao Topo ↑