Sem categoria wifi

Publicado a Agosto 25th, 2014 | por Ricardo Salgado

0

Top 10 maneiras de melhorar o sinal Wi-Fi em casa antes de te suicidares!

Por razões desconhecidas (Conspiração internacional? Aquecimento global?) a Internet lá de casa é lenta? A contemplar suicídio por mau sinal Wi-Fi? Antes de pores fim à tua existência experimenta algumas destas 10 maneiras de melhorar a instalação Wi-Fi de casa.

 

10 Hardware recente

dumbwaystodiegifs-1

Uma das melhores maneiras para te certificares que o sinal que recebes é tão rápido como o Alfa Pendular é a utilização de hardware moderno. Na compra de equipamento novo a principal característica que precisas procurar é Wireless N. Isto garante as velocidades mais rápidas disponíveis, por sua vez Wireless A, B e G são antigos e lentos. Atenção que, para além de um router Wireless N, precisas de uma placa com a mesma tecnologia no computador, se não mais vale atravessar já a linha.

 

9 O melhor spot para o router

router-local

Alguns routers não são muito bonitos mas não justifica esconder o aparelho atrás da televisão no meio de dezenas de cabos. Se queres evitar um curto-circuito e melhorar o sinal de rede, vais ter que colocar o router num espaço aberto, livre de paredes e obstruções. Aponta as antenas na vertical e eleva o router, quanto mais alto melhor. Por fim, certifica-te que está no centro da casa para uma melhor cobertura.

 

8 O melhor canal Wireless

vizinho

Os routers dos teus vizinhos podem interferir com o sinal do teu aparelho. Confronta e obriga o teu vizinho, aquele que passa 8 horas por dia no ginásio, a desligar o router quando tu estás em casa. Uma alternativa a este confronto, já que os routers podem operar em vários canais, é selecionar o canal com a menor interferência possível. Usa uma aplicação como o Wi-Fi Stumbler (Android) ou Wi-Fi Analyzer (Android) para encontrar o canal perfeito em tua casa. Usa o manual de instruções do teu router (ou o google) para descobrir como podes alterar o canal sem fios.

 

7 Interferência de outros aparelhos

torradeira

Outros routers não são a única fonte de interferências. Telefones sem fio, microondas, câmaras de vigilância, torradeiras e outros aparelhos podem afetar o teu sinal. Se tens uma torradeira insere um garfo lá dentro para melhorar o sinal Wi-Fi da própria torradeira. A compra de um router dual band  também pode ajudar. Se não queres comprar novo equipamento podes tentar afastar o router desses aparelhos.

 

6. Melhor segurança contra ladrões de Wi-Fi

dumbwaystodiegifs-2

Existem muitas formas de descobrir a senha do teu router: Por força-bruta (um algoritmo experimenta várias combinações possíveis de senhas WEP); Carregar no botão vermelho; E listagens de senhas predefinidas pelo teu ISP (NOS, MEO, etc) que podem ser encontradas online. A melhor forma de te protegeres é mudando a password que vinha predefinida no teu router para uma senha WPA (uma senha WEP é incrivelmente fácil de hackear).

 

5 Largura de banda monopolizada

monopolio

Se alguém em tua casa costuma fazer chamadas de vídeo, jogar online, sacar torrents (aprende aqui) ou fazer stream de séries televisivas (aprende aqui), eles podem estar a monopolizar a largura de banda e tornar a Internet mais lenta para todos os outros. Felizmente, podes colocar um saco preto sobre essa pessoa e bater-lhe com um taco de basebol até que ela pare de mexer. Podes também usar algo chamado Qualidade de Serviço (QoS) para priorizar certas aplicações (como jogos online) em detrimento de outras (chamadas de vídeo por exemplo) para que as aplicações mais importantes obtenham a largura de banda que merecem. Todos os routers têm esta opção, procura no manual de instruções ou explora o painel de controlo para a encontrares.

 

4 Faz tu mesmo (bricolage)

alien

Não precisas de tecnologia capaz de explorar vida no espaço, uma lata de cerveja serve. Bebe a cerveja e corta a lata a meio, tentando criar algo parecido com uma parabólica. Coloca a lata na antena do router (também podes usar papel alumínio) e o alcance do sinal Wi-Fi vai aumentar consideravelmente.

 

3 Mais alcance com um pouco de hacking

hack

Outra boa forma aumentar o alcance e sinal Wi-Fi é hackear o router e instalar o firmware DD-WRT (o blog How-to Geek tem um excelente tutorial em inglês). Para além de oferecer uma tonelada de melhorias e recursos de segurança, este firmware permite aumentar a potência de transmissão do teu aparelho. Embora possa ser perigoso para alguns routers, a maioria aguenta com aumentos até 70 mW sem explodir e incendiar o teu cabelo.

 

2 Transforma um router antigo num repetidor

m1d-rins

Se a solução anterior não ajudou vais precisar um aplificador de alcance Wi-Fi. Este tipo de aparelho não é muito caro e se venderes os teus rins online podes ganhar alguns trocos. Se precisas dos teus rins, podes usar um router antigo como repetidor com o firmware DD-WRT mencionado acima.

 

1 Programa o teu router para reiniciar

serial

Se és uma das muitas pessoas que tem de reiniciar o router esporadicamente para não perder ligação, podes agendar um rebot diário automático com o DD-WRT ou com um simples temporizador de tomada. Atenção, reiniciar o router pode incomodar o vizinho que tem usado a tua Wi-Fi para fazer novas amizades.
Depois de experimentares algumas destas soluções, a Wi-Fi em tua casa deve ficar mais rápida e segura do que nunca. Mas, se nada resultou, pede-nos ajuda nos comentários ou suicida-te.

Tags: , , , , ,


Sobre o Autor



Comentários fechados.

Voltar ao Topo ↑