Tutoriais

Publicado a Abril 19th, 2018 | por Ricardo

Aprende a editar vídeos no Fotografias (o novo Windows Movie Maker)

Windows Movie Maker foi descontinuado e deu lugar ao Fotografias, uma app já instalada no teu Windows 10. Não te deixes enganar pelo nome, a aplicação Fotografias é um software de edição de vídeo. Neste tutorial vais aprender a editar vídeos no Fotografias.

Tutorial: Aprende a editar vídeos no Fotografias

Começa por abrir a aplicação Fotografias que já vem instalada no teu computador.

editar vídeos no Fotografias - onde está a app?

Clica no menu Iniciar e escreve “Fotografias” para encontrares a aplicação.

Importa vídeos e imagens

Ao abrires a app Fotografias vais ter acesso a todos os teus vídeos e imagens. No meu caso aparecem dezenas de fotos e vídeos do meu gato – a Lila. Começa por selecionar vídeos e imagens que pretendes incluir no teu vídeo final. De seguida clica no botão “Adicionar a…” e seleciona “Novo vídeo com música”.

editar vídeos no Fotografias - selecionar gatos

Aprende a editar

Surpresa: O teu vídeo já está feito! A aplicação Fotografias cria automaticamente um album de vídeo com todos os conteúdos que selecionaste. Pré-visualiza o teu novo vídeo enquanto pensas nas possíveis alterações. Agora só tens que ajustar a edição que a aplicação faz por ti. Clica em “Editar Vídeo” e é aqui que a aplicação Fotografias fica semelhante ao Windows Movie Maker. Neste editor podes ordenar os teus clips de vídeo, alterar a música, adicionar efeitos e inserir texto.

editar vídeos no Fotografias - windows movie maker

Escolhe o Tema e a Música

Na opção “Temas” podes selecionar um estilo para o teu vídeo, escolhe entre: Alegria, Aventura, Clássico, Descontraído, Elétrico ou Romântico. Os temas adicionam filtros e música ao teu projeto.

editar vídeos no Fotografias - tema

Caso não gostes da música pré-definida podes clicar em “Música” para escolher algo diferente. Para este exemplo escolhi o Tema “Alegria” e a música “Verão Rebelde”.

Edição e Duração

Ao selecionares um vídeo ou imagem no teu projeto podes alterar a duração desse clip. Vê como ajustei um clip de vídeo de forma a apanhar a Lila a saltar:

editar vídeos no Fotografias - recortar

Filtros, Movimento e Efeitos 3D

A opção “Filtros” permite colorir o teu vídeo ao estilo Instagram.

Ao selecioar uma imagens vais ter acesso à ferramenta “Movimento” que permite criar leves panorâmicas sobre as tuas fotografias.

Usa os “Efeitos 3D” para adicionar animações ao teu vídeo. No meu projeto adicionei uma animação de chuva de forma a tornar uma imagem mais dinâmica.

editar vídeos no Fotografias - efeitos 3d chuva

Texto

Como o nome indica, a opção “Texto” serve para adicionar títulos ao teu vídeo. Escolhe entre as dezenas de animações disponíveis.

editar vídeos no Fotografias - texto e titulos

Exportar

Quando estiveres satisfeito com a tua edição clica em “Exportar ou Partilhar” para gravares o vídeo no teu computador. Dentro de alguns minutos o vídeo vai estar pronto a ser partilhado com o mundo! O vídeo da Lila ficou assim:

Provavelmente o melhor vídeo da minha carreira de realizador!

Software de edição de vídeo professional

Assim como o Windows Movie Maker, a app Fotografias é um software amador. Se procuras um programa de edição profissional recomendamos o Adobe Premiere ou uma alternativa gratuita.


Sobre o Autor

Outros projetos: fatcat.ninja Ruas do Porto petstays



Voltar ao Topo ↑
  • Newsletter Mensal

    Enviamos apenas 1 email por mês. Junta-te aos nossos 1.572 subscritores.
    Prometemos nunca enviar spam.

  • Sugestões

  • Recomendado Para Ti

  • Apoios

    O Mais1Dia recomenda este software.

  • Alojamento WordPress

    Achas o nosso site rápido? Foi alojado aqui!