Apps

Publicado a Maio 11th, 2013 | por Ricardo

Dicas para o Dropbox

Há uns anos atrás fui comprar um disco externo de 500GB e o empregado de caixa, parafraseando Bill Gates em 1981, comentou “e o Bill Gates dizia que 640K de espaço devia chegar para toda a gente”. O empregado de caixa não podia sequer imaginar que o próprio paradigma de alojamento de ficheiros em discos externos e pens mudou com serviços como o Dropbox. Os ficheiros passam a estar guardados em serviços de alojamento na e disponíveis em qualquer lugar. O próprio é pioneiro neste tipo de serviços, uma ferramenta multiplataforma (Win, Mac, , Andoid, iPhone) que sincroniza arquivos em nuvem. Embora seja impossível de dizer se é o melhor – isto devido à concorrência do Microsoft SkyDrive, do Google Drive, do incrível Mega e do nosso CloudPT – é sem duvida o serviço de armazenamento mais popular na internet.

No mais1dia todos usamos o Dropbox e, para este artigo, juntamos as nossas dez melhores de como tirar o máximo desta poderosa ferramenta.

1. Mais espaço

O Dropbox oferece 2 GB de espaço, mas podes receber 500MB adicionais por cada amigo a quem indicares esta ferramenta. Recebes também 125MB extra se gostares do Dropbox no Facebook. Se tiveres o Dropbox em alguns telemóveis, como o Samsung Galaxy S III, ou o Galaxy Note, recebes 48BG gratuitos. Outra forma de aumentares o teu espaço é através do upload de fotografias no teu smartphone (vê a dica 2). Existem ainda muitos gigabytes para oferecer no fórum oficial do Dropbox.

2. Segurança extra com verificação em duas etapas

Ao ativares a verificação em duas etapas significa que é preciso mais do que uma senha para configurar o Dropbox num computador ou dispositivo novo. A verificação em duas etapas pode ser ativada a partir do menu Segurança na página de Configurações do Dropbox. Depois de ativado, vais precisar de introduzir um código que aparece no teu smartphone para além da tua senha para poderes instalar e configurar o Dropbox num novo computador. No menu Segurança podes também ver os computadores que estão conectados à tua conta do Dropbox.

3. Faz upload automático das fotos que tiras no teu smartphone

As apps do Dropbox para iOS e Android têm uma função que te permite enviar as fotos e vídeos da tua câmara automáticamente para a nuvem. Vai às configurações da do Dropbox para ativares esta função, podes também configurar para sincronizar apenas via Wi-Fi. A cada 500 MB que enviares via Camera Upload (até o limite de 3 GB) ganhas 500 MB de espaço gratuito no Dropbox.

4. Recupera arquivos apagados

O Dropbox mantém os ficheiros apagados por 30 dias. Se apagaste algum ficheiro importante, abre o endereço Dropbox.com e clica na opção “Mostrar arquivos excluídos” para vê-los. Depois clica no botão direito e escolhe “Restaurar” para trazer de volta qualquer arquivo ou pasta.

5. Sincroniza com o iTunes

O Dropbox pode sincronizar a tua biblioteca do iTunes entre vários computadores (em casa e no trabalho, por exemplo). Assim as tuas listas de reprodução, número de reproduções e músicas ficam sempre disponíveis em qualquer lado. Bata moveres a tua biblioteca para a pasta Dropbox e atualizar este novo diretório no iTunes. Deixa o iTunes aberto apenas num computador para evitar conflitos de sincronização.

6. Partilha arquivos grandes e pastas de modo fácil

Partilhar é muito simples com o Dropbox, mesmo que a pessoa com quem tiveres a partilhar não tenha o Dropbox instalado. Podes enviar qualquer ficheiro ou pasta através de um simples clique com o botão direito do rato (alguns ficheiros como PDFs, DOCs, imagens e vídeos, podes ser previsualizados no navegador). Podes também colaborar com outros membros, basta partilhar uma pasta.

7. Faz backup das fotos do Facebook, Instagram e Flickr

Com o If This, Then That! é possível definir tarefas para serem realizadas automaticamente. Por exemplo, sempre que fores identificado numa foto do Facebook, ela é enviada para o Dropbox. Vê o nosso artigo sobre o If This, Then That!

8. Download de torrents remotamente via Dropbox

A pplware explica: “Para iniciar o processo de download de torrents via PC ou smartphone, remotamente através do Dropbox devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Para começar devemos ter o uTorrent e o Dropbox instalados na máquina remota.

Passo 2 – Em seguida, vamos abrimos o uTorrent e carregamos no menu Opções—>Preferências

Passo 3 – Dentro da janela de Preferências, devemos escolher do lado esquerdo a opção Directorias e indicar a localização onde pretendemos colocar os nossos downloads e também a indicação onde se encontram os .torrents (neste caso, na nossa pasta associada ao Dropbox).

E a configuração está feita. Agora, remotamente, a partir de um PC ou smartphone, apenas temos de fazer upload do nosso ficheiro .torrent para a nossa conta do Dropbox (acessível a partir de qualquer lugar) e o uTorrent trata de realizar o resto do processo”.

9. Sincronização seletiva

Clica no ícone do Dropbox, escolhe “Preferências…” e “Avançado” onde vais encontrar a “Sincronização Seletiva…”. Aqui podes escolher o que cada computador sincroniza.

10. Acesso offline no smartphone ou tablet

Na aplicação do Dropbox podes adicionar ficheiros aos favoritos para que sejam transferidos para o armazenamento local. Isto é, podes abrir o ficheiro mesmo sem uma ligação Wi-Fi ou 3G.

Download do Dropbox

Conhece outras alternativas ao Dropbox como o CloudPT e o Mega.

Tags: , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Outros projetos: fatcat.ninja Ruas do Porto petstays



Voltar ao Topo ↑
  • Newsletter Mensal

    Enviamos apenas 1 email por mês. Junta-te aos nossos 1.585 subscritores.
    Prometemos nunca enviar spam.

  • Sugestões

  • Recomendado Para Ti

  • Apoios

    O Mais1Dia recomenda este software.

  • Alojamento WordPress

    Achas o nosso site rápido? Foi alojado aqui!