Windows

Publicado a Junho 6th, 2013 | por Ricardo

Recupera ficheiros apagados (funciona em drives avariadas)

Os rumores são verdadeiros. É possível recuperar ficheiros apagados, mesmo depois de esvaziares a reciclagem ou formatares a tua unidade. Podes até recuperar dados de drives avariadas. Para isso, só precisas de ligar a drive ao computador (caso ainda não esteja ligada) e escolher um dentro de vários softwares de recuperação de dados.

Antes de continuar, certifica-te que o teu antivírus está atualizado. Nunca se sabe o que vais encontrar nessa unidade. Se a assinatura do teu antivirus expirou podes consultar o nosso artigo sobre qual o melhor antivírus gratuito de 2013.

Agora que tens o teu antivírus atualizado escolhe o software mais indicado para a tua situação. Estes são os programas mais eficazes de recuperação de dados:

Recuva

Recuva, dos criadores do CCleaner, recupera dados de forma simples e intuitiva. Com esta ferramenta podes explorar e restaurar arquivos previamente apagados.

recouva-292802124

Download: Recuva (Windows, Gratuito).

FileSalvage

FileSalvage, uma aplicação paga para Mac, é capaz extrair dados de um disco rígido ligado ao teu OS X. Esta aplicação recupera qualquer tipo de arquivo em vários tipos de partições e até funciona em discos danificados.

salvage

Download: FileSalvage (Mac OS X, 62€).

TestDisk

TestDisk é um programa open source que pode ser executado em qualquer plataforma ou tipo de partição. Este programa é muito rápido a recuperar dados e talvez seja o mais eficaz. Também é capaz de recuperar ficheiros de unidades avariadas. A única desvantagem do TestDisk é que não tem um interface gráfico e funciona através de linhas de comando. Mas não te deixes assustar, este programa não deixa de ser muito intuitivo e, na minha opinião, é a ferramenta mais poderosa para recuperar dados perdidos.

TestDiskm1d

TestDisk (Win / Mac OS X / Linux, Gratuito).

Distribuições de arranque Linux para recuperar discos

Os programas anteriores são simples, intuitivos e devem dar conta do recado. O Recuva e o FileSalvage são incrivelmente fáceis de utilizar e o próprio TestDisk não é nenhum quebra cabeças. Mas existe outra solução para utilizadores avançados: Gravar num CD ou Pen Drive uma das seguintes distribuições Linux para recuperar discos:

– BackTrack

– Bart PE

– SpinRite

Ao arrancares o teu computador com qualquer um destes pequenos sistemas operativos, que não estão instalados na tua unidade principal, evitas escrever na unidade a recuperar e podes executar uma série de ferramentas  forenses de recuperação altamente eficazes, totalmente gratuitas e de meter inveja à Guarda Nacional Republicana.

Lembra-te que:

Estas ferramentas são capazes de recuperar unidades formatadas apenas se os dados não foram substituídos. Isto é, quanto mais mexeres na unidade, menos probabilidades tens de recuperar algo.

Tags: , , , , , , , ,


Sobre o Autor

Outros projetos: fatcat.ninja Ruas do Porto petstays



Voltar ao Topo ↑
  • Newsletter Mensal

    Enviamos apenas 1 email por mês. Junta-te aos nossos 1.585 subscritores.
    Prometemos nunca enviar spam.

  • Sugestões

  • Recomendado Para Ti

  • Apoios

    O Mais1Dia recomenda este software.

  • Alojamento WordPress

    Achas o nosso site rápido? Foi alojado aqui!