Recupera ficheiros apagados (funciona em drives avariadas)
Os rumores são verdadeiros. É possível recuperar ficheiros apagados, mesmo depois de esvaziares a reciclagem ou formatares a tua unidade. Podes até recuperar dados de drives avariadas. Para isso, só precisas de ligar a drive ao computador (caso ainda não esteja ligada) e escolher um dentro de vários softwares de recuperação de dados.
Agora que tens o teu antivírus atualizado escolhe o software mais indicado para a tua situação. Estes são os programas mais eficazes de recuperação de dados:
Recuva
Recuva, dos criadores do CCleaner, recupera dados de forma simples e intuitiva. Com esta ferramenta podes explorar e restaurar arquivos previamente apagados.
Download: Recuva (Windows, Gratuito).
FileSalvage
FileSalvage, uma aplicação paga para Mac, é capaz extrair dados de um disco rígido ligado ao teu OS X. Esta aplicação recupera qualquer tipo de arquivo em vários tipos de partições e até funciona em discos danificados.
Download: FileSalvage (Mac OS X, 62€).
TestDisk
TestDisk é um programa open source que pode ser executado em qualquer plataforma ou tipo de partição. Este programa é muito rápido a recuperar dados e talvez seja o mais eficaz. Também é capaz de recuperar ficheiros de unidades avariadas. A única desvantagem do TestDisk é que não tem um interface gráfico e funciona através de linhas de comando. Mas não te deixes assustar, este programa não deixa de ser muito intuitivo e, na minha opinião, é a ferramenta mais poderosa para recuperar dados perdidos.
TestDisk (Win / Mac OS X / Linux, Gratuito).
Distribuições de arranque Linux para recuperar discos
Os programas anteriores são simples, intuitivos e devem dar conta do recado. O Recuva e o FileSalvage são incrivelmente fáceis de utilizar e o próprio TestDisk não é nenhum quebra cabeças. Mas existe outra solução para utilizadores avançados: Gravar num CD ou Pen Drive uma das seguintes distribuições Linux para recuperar discos:
– Bart PE
– SpinRite
Ao arrancares o teu computador com qualquer um destes pequenos sistemas operativos, que não estão instalados na tua unidade principal, evitas escrever na unidade a recuperar e podes executar uma série de ferramentas forenses de recuperação altamente eficazes, totalmente gratuitas e de meter inveja à Guarda Nacional Republicana.
Lembra-te que:
Estas ferramentas são capazes de recuperar unidades formatadas apenas se os dados não foram substituídos. Isto é, quanto mais mexeres na unidade, menos probabilidades tens de recuperar algo.